Neste post abordaremos como otimizar o SEO do seu site WordPress utilizando o plugin Yoast SEO.
Vamos mostrar o processo de instalação, configuração e dar dicas do que fazer para atingirmos o SEO desejável no site.
Para ter uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa, você precisa vencer a concorrência.
Precisa de um site melhor, mais rápido e mais forte do que as pessoas que vendem ou fazem o mesmo tipo de coisa que você.
O Yoast SEO é o plugin de SEO do WordPress mais usado e já ajudou milhares de pessoas, como eu e você a progredir e permanecer à frente.
Aqui veremos algumas formas de otimizar o SEO do seu site WordPress de maneira simples e direta para extrair o melhor que esse plugin incrível tem a oferecer!
Instalação e Otimização do SEO em Post já existente
- Acesse o painel Administrativo do seu site WordPress, vá em Plugins (localizado na barra lateral esquerda) e Adicionar novo.
- Pesquise por Yoast SEO na barra de “pesquisar plugins”, e após localizá-lo, clique em Instalar Agora e logo depois em Ativar.
- Depois de ativado, posicione o mouse sobre a opção Posts localizada também na barra lateral esquerda, e logo depois em Todos os posts, sendo assim será possível editar algum post ja existente no blog de seu site.
É importante destacar que o texto do seu post precisa estar parametrizado mantendo a hierarquia dos títulos, sendo ela do h1 até o h6. Ou seja, o título principal sendo o h1, e os outros títulos e subtítulos seguem mantendo a ordem (h2 para titulos de seções diferentes, h3 para subtítulo do h2, e assim sucessivamente).
- Ao descer a página do seu post até o rodapé, você dará de cara com as configurações do Yoast SEO. Aqui é onde você realizará alterações que otimizarão o seu post, e para isso terão 4 cores que indicarão o progresso/estado do SEO, são elas:
Verde (seu post está pronto para ser publicado, atendendo a maioria dos requisitos);
Amarelo (seu post não está péssimo, porém há muita coisa para melhorar);
Vermelho (seu post não atende às práticas de SEO e PRECISA de melhorias);
Cinza (o plugin não encontrou conteúdo o suficiente para definir alguma das 3 citadas acima).
Frase-chave de foco
Agora voltando para a seção de configurações, a primeira entrada necessária é a frase-chave de foco. Aqui você precisa pensar em uma frase chave que a pessoa geralmente vai pesquisar (nos mecanismos de pesquisa como o Google, por exemplo) para chegar no assunto em que você aborda no seu post, simples assim. Se o seu post é sobre como fazer um bolo de cenoura, sua frase-chave de foco precisa ser algo como o próprio título, ou “bolo de cenoura receita”… claro que isso é apenas um exemplo e você deve aplicar isso da melhor forma para o seu post.
Porém isso não termina aqui. A frase-chave de foco precisa ser citada no conteúdo do seu post, texto-alternativo de algumas imagens, títulos, introdução etc… caso esteja visando otimizar o SEO (que é o objetivo desse tutorial), você precisa manter essa prática de escolher uma frase-chave versátil para aplicá-la dessa forma no seu post, para atingir os requisitos de performance.
Título SEO
Aqui é bem simples, o título que será apresentado ao pesquisarem o seu site/post e é dividido por variáveis, as quais você pode inserir e excluir. Recomendo apenas manter as variáveis “Título” e “Página”, visando sempre manter a barra que está localizada abaixo do input, verde.
Slug
O slug nada mais é do que a URL específica daquele seu post ou página, é recomendado ser objetivo aqui, utilizando o exemplo anterior do bolo de cenoura, o slug seria algo como: como-fazer-bolo-de-cenoura (aqui não pode conter espaços, então é recomendável o uso do hífen para separar as palavras).
Meta-descrição
A meta-descrição seria um “teaser” do seu post, então coloque um resumo simples do que a pessoa pode esperar ao clicar naquele link. Aqui tem duas coisas bem importantes para prestar atenção: a primeira é para tentar de alguma forma utilizar a frase-chave foco nesse resumo para otimizar o SEO, e a segunda é prestar atenção na quantidade de caracteres para deixar a barra abaixo do input, verde, assim como no título SEO.
- Após configurar tudo o que foi citado, poderemos visualizar como o seu ficará nas pesquisas do Google. Nessa pré-visualização, da para perceber que tem uma imagem destaque ao lado da meta-descrição. Para mudá-la basta ir em Post > Imagem destacada dentro da mesma página de edição que você está. Caso você não escolha alguma imagem, o wordpress vai tentar puxar alguma outra imagem existente no seu post/biblioteca.
- Agora você deve estar se perguntando: “Ok, eu sei como preencher todos os campos, mas o SEO do meu post ainda não está verde, o que eu faço?”
Bom, por mais que as dicas gerais da frase-chave foco, titulo SEO e meta-descrição sejam boas, pode ser que não seja o suficiente para atingir todos os requisitos, e é ai que entra a Análise de SEO.
- Aqui teremos um feedback do plugin, dizendo exatamente o que você precisa melhorar no seu site para atingir bons resultados. É bem auto-explicativo: se ele diz que existem imagens sem o texto-alternativo, adicione textos-alternativos nelas, e essa “melhoria” ou “problema”, se tornará um “bom resultado”.
Feito esse passo a passo, seu post ou página tem tudo para ser um grande sucesso. Mas lembre-se!! Ranqueamento orgânico (não pago ou impulsionado) demanda tempo para acontecer nos mecanismos de buscas.
É preciso ter paciência e aguardar para colher os frutos.
Se você quer saber mais sobre WordPress, essa plataforma CMS que a cada dia encanta e ganha novos adeptos, não deixe de ler essa matéria que disponibilizamos com muito cuidado e carinho para vocês:
Como Otimizar o SEO do Seu Site WordPress – Conclusão
Imagino que essas dicas sejam mais que suficientes para você, daqui pra frente, manter as boas práticas no desenvolvimento de sites e criação de posts, visando otimizar o SEO para atingir um número maior de pessoas e se manter competitivo com outros sites do mesmo segmento que o seu.
O plugin Yoast SEO não é o único para otimizar o SEO do seu site, porém ele é excelente, muito bem avaliado e aprovado por muitos usuários ao redor do mundo.
Nós da ADS Agência por padrão temos o costume de utilizar este plugin para auxílio e otimização de nossos sites e clientes.
Ele além de ser muito bom no que faz, tem versão gratuita e é extremamente intuitivo de manipular.
Instale o plugin Yoast SEO agora mesmo! Ou caso necessite do auxílio profissional, nós da ADS Agência estamos à disposição.