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3 GRANDES MOTIVOS PARA SUA EMPRESA TER UM BLOG E GERAR LEADS

3 GRANDES MOTIVOS PARA SUA EMPRESA TER UM BLOG E GERAR LEADS

Gerar leads é de suma importância para qualquer negócio que deseja se manter vivo no mercado atual, e mais importante, garantir sua plena expansão.

Embora nem todos concordem, os leads são extremamente importantes para o sucesso e saúde da sua empresa.

Atualmente com o marketing digital existem muitas maneiras de gerar leads, como e-mail marketing e marketing das redes sociais, mas uma das principais fontes de leads com qualidade é o marketing de conteúdo – especialmente o blog.

Nesta matéria abordaremos os três principais motivos pelos quais o blog é uma das melhores ferramentas de geração de leads para empresas de qualquer porte.

GERAR LEADS – 01 DIRECIONAMENTO DE TRÁFEGO SEGMENTADO PARA SEU SITE

O site da sua empresa, ou loja virtual, não oferece tanto valor para um visitante em potencial, a menos que ele já esteja familiarizado com sua marca e queira comprar algo ou, de alguma forma, tenha encontrado seu site nas buscas online e decidiu visitá-lo.

Tendo um bom blog, por outro lado, você tem algo para oferecer além de serviço ou produto, você tem a divulgação de seu expertise.

Ou seja, você está dando às pessoas um bom motivo para visitar seu site – para ver ou ler seu conteúdo ou fazer o download de um e-book, por exemplo. Sendo que posteriormente o lead terá mais segurança para tornar-se seu cliente efetivamente.

O blog não apenas ajuda você a gerar mais tráfego, mas também ajuda a manter os visitantes por mais tempo (diminuindo a rejeição) e dá a eles um motivo a mais para retornar ao seu site.

Caso a estratégia seja bem sucedida, pode converter esse lead ao longo do caminho, à medida que ele aprender mais sobre você e sua empresa.

 GERAR LEADS – 02 MELHOR RANQUEAMENTO NOS MECANISMOS DE BUSCA

As pessoas fazem bilhões de buscas no Google todos os dias à procura de conteúdo, por isso, se você quiser se destacar nesses resultados de pesquisa e obter mais tráfego orgânico, precisará criar um conteúdo segmentado, otimizado e extremamente cativante.

Por exemplo, se você pesquisa no Google “marketing de conteúdo”, a maioria dos resultados na primeira página são posts de ferramentas e serviços de marketing de conteúdo.

As pessoas que clicarem nesses links provavelmente estarão interessadas em marketing de conteúdo e até precisarão de ajuda, que podem obter com essas ferramentas e serviços.

Se o conteúdo for bom, é provável que o lead forneça informações pessoais (por exemplo, indicar um e-mail) e, ao longo da leitura, feche o negócio com você.

No entanto, você também precisa incorporar algumas call-to-action bem posicionadas em todo o blog para estimular a conversão dos visitantes.

Adicione call-to-actions em postagens relevantes, destacando como seu produto ou serviço pode ajudá-los a atingir suas metas ou preencher suas necessidades. Sua solução tem de sanar uma possível “dor” do seu lead.

Um conteúdo de qualidade ajuda a mostrar seu valor e conhecimento. Um bom blog que seja consistente, com postagens frequentes e de qualidade pode até ajudar a estabelecer sua empresa como pioneira de ideias em seu segmento de mercado.

GERAR LEADS – 03 ESTRATÉGIA A MÉDIO PRAZO COM CUSTO-BENEFÍCIO

Uma das principais razões pelas quais o blog é uma estratégia tão eficaz em termos de custos é que ela gera resultados de médio a longo prazo.

Apenas um bom post no blog pode ajudar você a gerar resultados (tráfego e leads) por meses, até anos, por vir.

Isso porque, mesmo depois de você ter divulgado seus conteúdos de blog em outras mídias (como as redes sociais e email marketing), as postagens de blog não desaparecem – elas passam a se classificar nos resultados de busca e ainda podem receber compartilhamentos de leitores aleatórios e por tempo indeterminado.

É por isso que você também deve se esforçar para criar conteúdo que permaneça relevante por longos períodos de tempo, ou seja, conteúdos atemporais.

Esses tipos de postagens continuarão a gerar resultados por longos períodos e você só precisará fazer algumas alterações pelo caminho para garantir que elas ainda sejam relevantes, principalmente se você lida com tecnologia ou algo do gênero que esteja em constante evolução.

Por exemplo, se você escrever um texto no blog sobre a atualização mais recente do Facebook, isso poderá chamar bastante atenção nos primeiros dias ou semanas, mas será completamente esquecido pela próxima atualização.

Por outro lado, se você escrever um guia detalhado de “como fazer” marketing no Facebook, isso pode permanecer relevante por anos (a menos que algo aconteça com o Facebook, é claro).

GERAR LEADS – CONCLUSÃO

Esses são apenas três benefícios principais em ter um blog para o site da sua empresa e gerar leads de qualidade.

O blog é uma das mais poderosas ferramentas de marketing digital atualmente para as empresas, especialmente porque uma enorme quantidade de usuários da Internet usa bloqueadores de anúncios. O blog portanto, vale ressaltar é imune à isso.

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