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9 de fevereiro de 2023

Landing Page: Tudo o que você precisa saber

O conceito de Landing Page vai além de “páginas de aterrissagem”.

Landing Page é uma página que conta com todos os elementos voltados à conversão, do visitante ao Lead ou da oportunidade ao cliente.

Também conhecidas como páginas de aterrissagem, páginas de conversão ou de captura, elas são peça chave nas campanhas de Marketing Digital e servem como excelente base para adquirir dados de comportamento dos usuários e análise de métricas.

Confira tudo o que é preciso saber sobre elas.

O que é Landing Page?

O termo Landing Page (que pode ser traduzido como página de aterrissagem) originalmente definia toda página que um usuário acessava para entrar em um site. Tanto que, se você utiliza o Google Analytics em inglês, uma das dimensões de comportamento apresentadas é “Landing Pages”, que na versão em português da ferramenta é substituída por “Páginas de destino”.

Então, se um usuário busca por determinado assunto no Google e acessa um post no seu blog, por exemplo, esse post será a página de aterrissagem. Já se digita o endereço do seu site na barra de URL, “aterrissará” na home. Mas, no contexto do Marketing Digital, costuma-se chamar de Landing Page uma página criada com um objetivo único: CONVERSÃO.

De uma forma simples, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal. E isso é feito de forma proposital!

Ao conseguir capturar/levar um visitante para uma Landing Page, seu único objetivo com ele deve ser conseguir a conversão e para isso, não dar opções de distrações dentro da página. Fale de um único produto e sem informações da empresa, como missão, visão, valores e coisas do gênero. Essa página deve ter um assunto e você não deve fugir dele.

Mas fique calmo que tudo isso ficará ainda mais claro no decorrer dessa matéria. Vamos lá!

Landing Page: 5 elementos de uma página de sucesso

Muitas empresas pensam que fazer uma Landing Page é um bicho de sete cabeças, mas a verdade é que por ela ser mais “enxuta” que um site institucional, por exemplo, acaba sendo muito mais rápido e fácil a sua concepção.

A seguir, vamos explicar alguns dos principais elementos que consideramos essenciais em qualquer Landing Page.

Landing Page: Quais são os principais elementos?

Título e Subtítulo

Um dado divulgado pelo Copyblogger, site referência em copywriting, diz que 8 em cada 10 pessoas que chegam a uma página só leem o cabeçalho. Somente 2 em cada 10 lerão o restante da página.

Levando esse simples fato em consideração, percebemos que os principais elementos de uma página, de fato, são o título e o subtítulo.

Isso significa que esses elementos devem transmitir de maneira clara e direta a proposta de valor da sua oferta, de forma que, quando um visitante chegar à página, ele pense: “que oferta interessante, talvez seja disso que estou precisando, vou ler o restante da página”.

Imagem

Já diz a sabedoria popular que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Isso é mais do que válido em uma Landing Page.

Assim como uma boa imagem, que reflete bem a proposta de valor da oferta e ajuda na conversão, uma imagem genérica ou que vá contra aquilo que é proposto pelos textos pode atrapalhá-la.

Use uma imagem que reflita a sua oferta. Evite generalismo ou imagens de bancos de imagens que já foram muito usadas, pois isso pode atrapalhar a conversão.

Também, busque trazer fotos ou ilustrações para que suas personas se vejam refletidas nelas, dessa forma, você causa uma aproximação quase instantânea.

No caso de softwares ou ofertas de produtos que possam ser mostradas de alguma forma, opte por fazê-lo. Mostre telas do software e partes do webinar/eBook para transmitir credibilidade sobre a oferta.

Caso você ou ninguém da sua equipe tenha experiência com edição de imagens, sites como o placeit.net e o canva.com podem te ajudar a criar imagens para capas de eBooks e outros materiais.

Descrição da oferta

Em grande parte dos casos, uma página de conversão precisará de mais descrições sobre a oferta para conseguir vender bem a ideia, eliminar pontos de dúvidas e alinhar expectativas. Nesses casos, costumamos seguir algumas boas práticas:

  • Use bullet points;
  • Escreva fragmentos ou sentenças curtas, que sejam possíveis de ler com facilidade;
  • Escolha de 3 a 5 itens mais importantes, sem usar blocos muito longos de texto;
  • Destaque termos relevantes em negrito;
  • Fale de benefícios, não de funcionalidades. Exemplo: em vez de dizer “10.000m² de área útil”, usar “10.000m² com opções de diversão para toda a família”.

Casos em que a oferta é complexa e precisa de mais explicações, você também pode usar outros elementos, como vídeos explicativos ou uma prévia do material usando uma apresentação incorporada.

Formulário

O formulário é um dos elementos-chave e que torna a conversão mais do que possível.

Na hora de montá-lo, é importante pensar sempre que deve existir um balanço entre algumas variáveis, tais como o número de informações requeridas e o número de Leads que será obtido.

Não é regra, mas em geral, quanto mais campos o formulário tiver, menor a taxa de conversão.

Ainda assim, coloque no formulário as informações que você precisa coletar dos Leads e que são imprescindíveis. Isso vai fazer muita diferença na hora de passar o Lead do marketing para vendas e toda e qualquer informação (dados) é valiosíssimo.

Botão de CTA

CTA significa call-to-action ou chamado para ação, em português. Na prática, é o local no qual seu usuário deve clicar para garantir a conversão.

Ele precisa estar em destaque na página, ou seja, se você usou tons de azul-claro em sua Landing Page, o botão de CTA pode vir em roxo, amarelo ou qualquer outra cor que se destaque.

Além disso, opte por verbos de ação e que estimulem essa tão esperada conversão, como “Baixe grátis”, “Inscreva-se aqui”, entre outras muitas possibilidades.

Outros elementos

Até agora falamos sobre títulos, imagens, descrições e formulário. Esses são os elementos base que consideramos essenciais e que resolvem muito bem grande parte dos casos.

No entanto, há outros elementos que você pode usar em sua Landing Page.

Vamos citar 3 exemplos:

  • Direcione o olhar do visitante: use outros tipos de direcionamentos no site, como setas ou uma imagem de alguém olhando para o formulário. O olho humano costuma seguir esses indicativos e isso pode influenciar na conversão;
  • Prova social: coloque evidências de que outras pessoas compraram, baixaram ou encontraram algum valor na oferta. Como as pessoas tendem a acessar um material que outras já recomendaram, a prova social pode ser um caminho para aumentar as conversões. Algumas formas de fazer isso é com botões de compartilhamento para mostrar dados de redes sociais, número de downloads do material ou até mesmo depoimentos.
  • Senso de urgência: acrescente na Landing Page quanto tempo falta para uma oferta expirar para estimular o visitante indeciso a agir mais rápido. É comum ver essa estratégia em sites de compras coletivas, que adicionam um cronômetro contando os minutos para o fim daquela oferta, ou sites de reservas de hotéis, que mostram quantos quartos estão livres no momento.

Como divulgar uma Landing Page

Após ser criada, a Landing Page precisa ser promovida. Afinal, ninguém sabe que ela existe ainda. Você deve se basear nos canais de tráfego de seu site e, a partir disso, direcionar sua estratégia de promoção para gerar Leads e aumentar sua base de potenciais clientes.

Os canais mais importantes para a promoção de Landing Pages são redes sociais, site/blog de sua empresa, E-mail Marketing e mídias pagas.

Lembre-se de focar sua divulgação naqueles que realmente trazem mais tráfego para suas páginas. O direcionamento de sua campanha para o seu REAL público-alvo é primordial.

Redes Sociais

Aproveite as redes sociais em que sua empresa está presente para a geração de Leads. Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e etc.

Todas essas redes possuem pessoas que podem se interessar realmente pela sua oferta.

No Instagram, por exemplo, você pode utilizar os Stories para criar uma publicação com um link para sua Landing Page.

Já no Facebook, uma boa saída pode ser publicar a página (URL) em algum grupo, além de sua fanpage, é claro!

Site/blog

Aproveite o tráfego existente e divulgue sua Landing Page nas páginas mais acessadas para gerar Leads e otimizar seu site ou blog para conversão. Divulgue conforme o exemplo abaixo:

No meio de um post relevante e que possua uma Landing Page em produção (online) com o tema específico abordado na matéria, coloque o link e direcione o seu leitor para uma possível conversão.

E-mail Marketing

O uso do E-mail Marketing permite que você distribua conteúdo relevante para sua base de contatos e fortaleça ainda mais o seu relacionamento.

Você pode enviar um e-mail para divulgar uma nova oferta ou novo material e monitorar o desempenho.

Trabalhe com grupos segmentados, considerando perfis e interesses para realizar uma comunicação extremamente personalizada.

Mídias Pagas

As mídias pagas podem ajudar muito no impulsionamento do seu negócio.

No Google Ads, por exemplo, você encontrará visitantes qualificados, que estão em busca de uma solução ou conteúdo para suas empresas.

No Facebook Ads, você poderá construir o seu público por meio de uma segmentação detalhada. Porém, ele não está buscando ativamente por uma solução.

Enquanto no Google Ads você atende uma demanda, no Facebook Ads você escolhe o público e gera uma demanda.

Por que usar Landing Pages em campanhas de mídia paga?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a mídia paga costuma ter uma taxa de conversão até 25% maior do que posts orgânicos.

Isso porque, além de o alcance orgânico ser baixo, os anúncios pagos podem ser segmentados e bem direcionados, o que aumenta muito a sua eficácia.

Diversificar as campanhas também abre a possibilidade de inovar. No caso das mídias pagas, usar uma oferta específica e disponibilizá-la por meio de uma Landing Page é fundamental para garantir o retorno sobre o investimento (ROI).

Afinal de contas, na Landing Page, o visitante terá duas opções: preencher o formulário em troca da oferta ou sair. O fato de ter poucas opções aumenta muito a probabilidade de o visitante realizar a conversão, o que já não acontece se usarmos um link de site institucional, que, como você já sabe, terá muitos botões, diversificados assuntos e possibilidades de clique.

E por que é fundamental, nos canais pagos, usar uma Landing Page com uma oferta única?

Pense da seguinte forma: vamos supor que você pagará R$ 1,00 para cada pessoa que clicar no seu anúncio e for para a Landing Page. A cada R$ 300 investidos, você terá um tráfego de 300 pessoas indo para a Landing Page, certo?

Agora vamos supor duas opções:

  • Anúncio genérico com tráfego para a página inicial do site ou para uma página genérica: sem um direcionamento claro, o visitante não saberá qual é a oferta e o comportamento mais esperado é sair do site. No melhor dos casos, você conseguirá uma taxa de conversão de aproximadamente 3% (quando muito), o que significa que 9 pessoas, das 300, vão entrar em contato. O custo por Lead será de R$ 33,33.
  • Anúncio específico com tráfego para uma Landing Page específica: com uma página focada na oferta, as chances de conversão melhoram muito. Apenas como exemplo, se você conseguir uma taxa de conversão de 15% (e não é difícil conseguir mais do que isso), serão 45 pessoas, das 300, entrando em contato. O custo por Lead será de R$ 6,66 — uma redução de 80% em relação ao primeiro cenário.

Mas se engana quem pensa então que os investimentos devem ser feitos em peso de uma hora para outra: é recomendável começar com um valor pequeno para fazer análises de curto prazo e adquirir base da dados. E, após as análises, verificar se há potencial para colocar mais verba.

Por fim, não esqueça que as mídias pagas estão sempre mudando: o lance de leilão fica caro, concorrentes estão presentes, novos formatos sempre aparecem e, se suas campanhas não estiverem atualizadas, você pode estar perdendo resultados pelas novas atualizações.

Assim como é importante manter campanhas contínuas sempre ativas para ter histórico, índice de qualidade e relevância, reserve parte de sua verba e recursos para novos testes.

Também não deixe de lado os pequenos experimentos de teste A/B, como mudar aquele banner que já está rodando há algum tempo, trocar ou refazer os textos e redação de anúncios, dentre outros.

Perguntas Frequentes

O que é uma landing page?

Uma Landing Page é uma página específica para conversão. Ela possui vários elementos voltados para tornar o visitante em lead, como um texto atrativo, formulário, CTA, entre outros. São páginas muito utilizadas nas campanhas de Marketing Digital e costumam ter boas taxas de conversão.

Para quê serve uma landing page?

Você pode utilizar uma Landing Page para transformar seus visitantes em Leads, captar seus dados e ter insumos para evoluí-los no funil de Inbound Marketing.

Como criar uma landing page?

A criação manual envolve design, conteúdo e código. Atualmente você pode optar pela utilização de um software para a criação de páginas e fazer você mesmo. Dessa forma, é possível economizar tempo e aumentar sua produtividade. Nossa sugestão é usar o que lhe convém e é melhor para o seu negócio. Está com tempo disponível? Arrisque-se! Agora se você já está com o seu tempo tomado e necessita de um expertise a mais, a ADS Agência está à sua disposição.

Landing Page substitui um site institucional?

Não, na verdade ela complementa o site. Isso porque a Landing Page é toda focada e otimizada para a conversão de contatos e falar de assuntos bem específicos.

Landing Page: Conclusão

É já fato consumado que a Landing Page melhora a conversão do seu “website”. Ela não é só complemento dele, mas sim peça importantíssima para suas campanhas de marketing digital e impulsões.

Além de servir também como poderosa ferramenta para mapear dados de seus leads e armazená-los para promoções futuras que hoje você nem imagina que possa existir.

O custo de uma Landing Page é relativamente baixo, perto dos benefícios que ela pode trazer. O ROI de uma página bem construída e campanha bem segmentada é altíssimo.

Por isso, não deixe de levar em consideração o desenvolvimento de uma Landing Page para a sua empresa e determinado produto ou promoção.

Nós da ADS Agência estamos disponíveis para tirar esse seu projeto do papel e usar das melhoras linguagens e ferramentas para isso acontecer.

https://adsagencia.com.br/desenvolvimento-de-landing-pages

Você está convidado a conversar com a gente!

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