O que é WordPress? Um panorama do CMS mais popular do mundo

Compartilhe com seus seguidores:

O que é WordPress? É um sistema de gerenciamento de Conteúdo, popularmente conhecido pela sigla CMS.

Atualmente o WordPress abastece mais de 35% de todos os sites disponíveis na internet. E o impressionante é que esse percentual só cresce e tende a crescer.

Um CMS é uma aplicação WEB que permite aos administradores de sites, gerenciarem os mesmos via painel administrativo extremamente intuitivo e amigável.

Esse painel permite inúmeras funções, dentre elas, publicar conteúdo, páginas e informações sem necessidade alguma de conhecimento em programação. 

O WordPress utiliza em sua arquitetura de programação a linguagem PHP e MySQL (Banco de dados) como back-end. Já o front-end usa o HTML, CSS e JavaScript na maioria dos temas e plug-ins.

As linguagens citadas acima são extremamente conhecidas e de fácil parametrização em qualquer hospedagem. E hoje em dia, muitos hosts acabam tendo uma série de configurações e planos específicos para soluções que rodam em WordPress.

Usualmente, os CMS são usados para blogs, e até com este motivo que surgiu o WordPress. Porém atualmente o blog é só mais uma de suas funções, pois o site pode ser:

  • Site Institucional;
  • Blog;
  • E-commerce (loja virtual);
  • Portal de Notícias;
  • Market-Place;
  • Portfólios;
  • E muito mais.

Essa variedade de funções se dá especificamente porque o WordPress é uma plataforma de código aberto. Isso faz com que desenvolvedores do mundo todo aperfeiçoem suas funções com plug-ins e temas cada vez mais específicos para cada área de atuação e demanda.

Alguns plug-ins são gratuitos, já outros, pagos. Muitos começam de forma gratuita, porém caso necessite de algo mais especializado, terás a versão paga.

O WordPress em si, é totalmente gratuito e você poderá baixar suas páginas e códigos em seu computador ou host.

O que é WordPress: História

Saber o que é WordPress é primordial para começar a usar a plataforma CMS e marcar sua presença online.

A jornada do WordPress começou em 2003 quando dois desenvolvedores, Matt Mullenweg e Mike Little, começaram a construir uma nova plataforma para blogs.

Eles lançaram a primeira versão do WordPress (1.0) em janeiro de 2004, porém antes mesmo disso chegaram praticamente a abandonar o projeto. Para nossa sorte, esse abandono não ocorreu efetivamente.

Vale ressaltar que a versão 1.0 citada acima é bem diferente das versões atuais. Entretanto, ela já tinha a maioria dos principais recursos nativos no modo blog que encontramos nos dias de hoje.

Desde 2004, a plataforma passou por transformações incríveis. Hoje em dia, o projeto é mantido e desenvolvido por uma comunidade dedicada de desenvolvedores, composta por código aberto de milhares de membros no mundo.

Em sua maioria, trabalham de forma remota e voluntária. Eles acabam se encontrando pessoalmente durante o WordCamp, um evento dedicado à plataforma.

O WordPress por suas vez, com tanta contribuição, continua crescendo e uma nova versão é colocada em produção a cada 3 meses. Sempre aprimorando em recursos, usabilidade e segurança.

Sites populares que usam WordPress

Ainda que seja uma plataforma bem conhecida entre blogueiros e pequenos negócios, ele também é usado por muitos sites importantes.

Listamos abaixo alguns deles.

The New Yorker

Todo o ecossistema do tradicional site norte-americano de notícias The New Yorker é executado em WordPress.

Sony Music

O site da Sony Music é um ótimo exemplo de marca empresarial de sucesso que também usa a plataforma.

Casa Branca

Quem diria! O site oficial .gov da Casa Branca (Estados Unidos) também usa o CMS do WordPress. Quem poderia imaginar?!

Beyoncé

O WordPress é extremamente popular com artistas, fotógrafos, músicos e outras atividades criativas – até mesmo com os mais famosos. E a Beyoncé é uma delas!

O WordPress propiciou a cantora entregar uma experiência extremamente interativa com os fãs.

Conclusão

Todo o texto acima, descreveu um pouco de forma contextualizada “o que é WordPress”, porém ele é muito dinâmico e transmuta dia a dia.

O WordPress é sem sombra de dúvidas, uma plataforma extremamente versátil. Ele permite que você faça vários tipos de sites, para variados segmentos e targets. Chega a ser difícil dizer o que não é possível fazer com ele.

Se você é leigo ainda no assunto e deseja criar um blog, publicar portfolio virtual, ou até mesmo tutoriais em vídeos, o WordPress é a reposta que procura.

Suas funções são incontáveis e ele é muito fácil de começar a usar e principalmente de gerenciar conteúdos.

E caso pinte alguma dúvida, é muito fácil conseguir na internet a solução que precisa e tutoriais bem exemplificados.

Portanto não tenha medo, o primeiro passo é iniciar, instale o WordPress em seu host e boa sorte!

Caso precise de uma agência especializada nós da ADS Agência estamos aptos e abertos para conversar sobre o seu projeto. Acesse nosso site e não deixe de entrar em contato:


Compartilhe com seus seguidores: